11/03/2010

F5 ou atualizando (em linguagem normal)

Muito tempo sem atualizar o espaço aqui. Houve alguns empecilhos, tais como repouso obrigatório no início da gravidez, mas que já não se faz necessário (há tempos, devo dizer). Terminei não escrevendo tanto quanto gostaria, mas ainda há tempo. Estou de 30 semanas agora. Segundo o calendário lunar, faltam duas apenas para completar oito meses, pelo menos assim diria Iracema (a virgem dos lábios de mel e de cabelos mais negros que a asa da graúna)... rs rs
Mas a gravidez não é nada objetiva e não se conta de forma única. E eu prefiro o calendário "normal" mesmo, o que me faz esperar até o próximo dia 12 para contabilizar certeiramente sete meses completíssimos (tanto para Iracema quanto para mim) de prenhez absoluta.
Então, já que passou muito e em sequência deveria ter sido um "acompanhamento" semana a semana da gravidez da pessoa aqui, deixo de forma resumida (sim, encontrei uma fonte dessas na amiga internet) o desenvolvimento gradual da gravidez. E segue abaixo:

Semana 8: O cerebelo começa a formar-se esta semana. É a parte do cérebro responsável pelo movimento dos músculos. As mãos, os pés, os cotovelos e pulsos estão a formar-se. Os olhos desenvolvem-se mais – aparece agora pigmentação na retina. Os dentes estão-se a formar dentro das gengivas. O coração começa a formar as quatros cavidades.



Semana 9: A cartilagem e ossos do bebé começam a formar-se. Durante esta semana os ovários vão-se desenvolver para formarem o órgão sexual, determinando o sexo do bebé. Os dedos começam a tomar forma. O bebé começa a ser mais activo.


Semana 10: O seu embrião já tem aspecto de um bebé, mas tudo em pequena escala. O lábio de cima está completamente formado. O desenvolvimento do coração agora é lento, uma vez que já passou a fase mais crítica. A meio desta semana os lóbulos das orelhas estão formados. Os dedos dos pés começam a formar-se. Assim que os ossos do palato se fundam, a língua começa desenvolver papilas gustativas.


Semana 11: À medida que os enjoos matinais desaparecem, poderá sentir o seu apetite a aumentar. O corpo do seu bebé começa a endireitar-se. Nos meninos já se consegue distinguir o pénis e nas meninas a vagina começa a desenvolver-se. É nesta altura que o bebé começa a mostrar alguma individualidade, uma vez que a estrutura muscular varia de bebé para bebé.


Semana 12: As unhas do seu bebé vão-se desenvolver nas próximas três semanas. O cérebro está a ficar com a mesma estrutura que terá na altura do nascimento. No fim desta semana, a vesícula e o pâncreas estarão completamente desenvolvidos. O bebé agora, abre e fecha a boca.


Semana 13: As cordas vocais formam-se na laringe. Os intestinos vão mover-se do cordão umbilical para dentro do abdómen.



Semana 14: Já deve ter reparado em algumas alterações na aureola ( a área que rodeia o seu mamilo); Pode estar a ficar maior e mais escura. O bater do coração do seu bebé pode ser ouvido utilizando um Doppler. Ele começa a praticar os movimentos para respirar, chuchar e engolir . Os movimentos de respiração levam liquido amniótico para dentro e para fora dos pulmões. As mãos do bebé começam a ficar funcionais.


Semana 15: O pescoço do bebé está agora definido, e cabeça está agora apoiada no pescoço e não nos ombros. O seu bebé pode agora virar a cabeça, abrir a boca, dar pontapés, juntar os lábios e virar os pés.


Semana 16: Esta semana as unhas dos dedos dos pés começam a crescer. Os músculos tornam-se mais fortes e a cabeça e o pescoço começam a ficar mais direitos. À medida que o útero se move para cima a sua barriga começa a notar-se mais.


Semana 17: O seu bebé está a praticar mais reflexos esta semana - piscar os olhos, chuchar e engolir. Durante este mês o peso do seu bebé aumentará 6 vezes.


Semana 18: A meio desta semana os olhos e orelhas do bebé estarão nos lugares certos. As impressões digitais começam a formar-se no fim da semana.

A mielinização - processo de cobertura dos nervos com uma substância gorda chamada mielina que acelera a transmissão entre as células nervosas – começa esta semana. Por volta do segundo dia desta semana o bebé vai começar a produzir mecónio ( fezes) nos seus intestinos.
Semana 19: Forma-se uma substância cremosa que protege o corpo do bebé. Protege o bebé e as suas glândulas em desenvolvimento e células sensoriais. Se o bebé é uma menina os óvulos estão desenvolvidos nos ovários, aliás as meninas nascem já com todos os óvulos nos seus ovários.


Semana 20: Grande parte do desenvolvimento mais importante já ocorreu. O perigo dos primeiros três meses já passou. O seu bebé acorda e dorme, tal como um recém-nascido. O cabelo e as sobrancelhas começam a formar-se.


Semana 21: O seu corpo substitui o liquido amniótico a cada três horas. Os movimentos dos braços e pernas do bebé aumentam á medida que os músculos e ossos ficam mais fortes. No fim da semana, um é possível ouvir o bater do coração do bebé com um estetoscópio.


Semana 22: Se o bebé é um menino, os testículos começam a mover-se da área pélvica para o escroto. O cabelo e as sobrancelhas são visíveis, brancos e curtos.


Semana 23: Os osso do ouvido médio começam a endurecer possibilitando a condução do som. O bebé começa a ganhar um peso considerável entre este e o próximo mês. O corpo do bebé começa a ficar mais proporcionado sendo que a cabeça continua maior que o resto do corpo.

Semana 24: A pele do seu bebé está enrugada, mas vai ficar mais macia à medida que é depositada gordura. No fim desta semana o bater do coração do bebé é tão forte que por vezes é possível ouvi-lo encostando um ouvido à barriga.



Semana 25: A pele do bebé começa a tornar-se rosada à medida que os capilares se desenvolvem. As narinas começam agora a abrir. Os pulmões começam a desenvolver vasos sanguíneos, e as unhas já têm metade do tamanho normal.


Semana 26: Com as narinas agora abertas, a respiração muscular vai começar. No fim da semana os pulmões segregam uma substância que impede o tecido dos pulmões de se colar. Com a formação de vasos sanguíneos nos pulmões, eles vão agora desenvolver sacos de ar. A actividade cerebral para a audição e actividade visual começa nesta semana.


Semana 27: Os pontapés começam a ser mais fortes à medida que o seu bebé também se torna mais forte. Deve sentir por volta de 10 pontapés num período de duas horas. Os pulmões do bebé crescem rapidamente .



Semana 28: As pálpebras descolam-se e abrem e fecham. A tonicidade muscular está a melhorar, e os pulmões são capazes de respirar ar. Um bebé que nasça a partir desta semana tem uma  probabilidade muito alta de sobreviver.



Semana 29: As pestanas já cresceram, e embora não consigam focar, os olhos do bebé já são sensíveis ao escuro e à luz. Nesta altura da gravidez os sentidos do ouvido, cheiro e gosto estão a desenvolver-se.


Semana 30: O bebé está agora a armazenar os nutrientes ingeridos por si.


Cálcio para o desenvolvimento do esqueleto, proteínas para o crescimento e ferro para as células sanguíneas. No fim desta semana o lanugo ( penugem que cobre o corpo do bebé ) já só se encontra apenas nos ombros e nas costas.


Semana 31: Ao mesmo tempo que o crescimento começa a ser mais lento, os órgãos internos ainda estão a amadurecer, por isso garanta que está a tomar ácido fólico, ferro e cálcio suficientes. Se o seu bebé nascesse esta semana ele seria capaz de respirar, ver, ouvir, aprender e lembrar-se.


Semana 32: A íris do bebé já reage à luz. Ele já tem os cinco sentidos, embora o cheiro ainda seja limitado uma vez que ele não respira ar dentro do útero.


Semana 33: O seu bebé poderá estar a chuchar nos dedos. Pode começar a ter alguma obstipação uma vez que o seu útero faz cada vez mais pressão nas suas entranhas.


Semana 34: A pigmentação dos olhos não está completa ainda, isto deixa que os olhos pareçam azuis independentemente da cor final. Nesta semana começa a desenvolver-se o sistema imunitário do bebé


Semana 35: Nos rapazes completa-se a descida dos testículos. O bebé poderá "dar a volta" e posicionar-se na sua pélvis de cabeça para baixo, mas nem todos os bebés fazem isto antes do nascimento.


Semana 36: O bebé está a engordar. Serão os depósitos de gordura que o vão ajudar a manter a temperatura corporal depois de nascer.


Semana 37: Cerca de 85% dos nascimentos ocorre num intervalo de 2 semanas ( antes ou depois ) da data prevista do parto, por isso esteja atenta aos sinais de parto. O bebé está a praticar a estar mais atento ao que o rodeia. É nesta altura que o bebé se vira na direcção de uma fonte de luz. O fim desta semana marca o fim do desenvolvimento, o crescimento agora começa a abrandar.


Semana 38: O mecónio está a acumular-se nos intestinos. O mecónio é uma massa verde de desperdícios e células da vesícula, fígado e pâncreas. Pouco depois do nascimento esta substância será expelida pelo bebé.


Semana 39: O bebé está a encaixar na sua pélvis, pode sentir-se trapalhona e com falta de equilíbrio. Isto porque o seu centro de gravidade mudou. Verifique se está preparado para a ida para o hospital.


Semana 40: Bem vinda à última semana, isto se o seu bebé ainda não nasceu. O seu corpo dará ao bebé anticorpos para protegê-lo de várias doenças. O bebé colocar-se-á na posição para nascer. Parabéns e as Boas Vindas ao seu bebé recém-nascido.



O autor:

Artigo de Beverley Brooke

*Extraído do site: Bebês.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário