22/08/2013

Das coisas que os bebês me ensinaram



1. Ter sempre em mente que é um bebê, uma criança e não uma ameaça. Muitas mães parecem se esquecer disso e praticamente tratam as crianças como rivais.
2. Eles não fazem as coisas por mal. Apenas não compreendem, em sua grande maioria, seus próprios sentimentos. Ficam confusos. Em muitas das vezes, eles sequer sabem porque gritam ou choram. Eles não aprenderam a se controlar, e pelo visto alguns dos adultos também não...
3. Não os repreenda em frente de pessoas estranhas, chame num cantinho. Você gostaria de se ver repreendida na frente de todos?
4. Na hora das birras - sim, elas são inevitáveis - tenha paciência e autocontrole. E quando estiver quase perdendo "as estribeiras"... respire fundo, conte até dez e... tenha paciência e autocontrole. Eles esperam isso.
5. Não adianta obrigar a comida descer goela abaixo. A gente se preocupa quando recusam-na, mas se tiverem fome, comerão, acredite.
6. Bater na criança não vai resolver, só vai deixá-la com medo de você. E medo é bem diferente de respeito. Enquanto muito pequena, parecerá respeito, mas com o tempo, a criança entenderá o que você fez e não nutrirá respeito. Só decepção e medo.
7. Não obrigue ou pressione em demasia o abandono às fraldas. Pense que as crianças praticamente já nascem de fraldas, então deve ser muito desconfortável e amedrontador - em alguns casos - abandonar uma quase parte do seu corpo. Tudo tem seu tempo. Incentivar, vale, mas obrigar e impor pode atrasar essa "evolução" e causar alguns traumas.
8. Criar uma rotina é sempre bom. Eles se sentem seguros pois sabem exatamente o que vem pela frente. O desconhecido é sempre meio amedrontador.
9. Criança chora. Não adianta inventar mil e uma razões, porque isso sempre vai acontecer, minha gente, mas em geral, é mais frequente quando ela sente sono - principalmente, no caso dos meus - ou fome. Então deixe para fazer "aqueles passeios" sempre que ela estiver bem alimentada e com o sono em dia.
10. Eles são nossos filhos e não vassalos ou escravos. Falar com eles sempre em tom autoritário, só vai deixá-los irritados e magoados, e receio que essa mistura não seja boa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário